quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Gostaria que ministrasse algo sobre a diferença que há entre PAIXÃO e AMOR

Solicitação de mensagem por Olinda Piovezan

Pr. Gilson Machado Adorador, aproveitando já que estás falando de relacionamento, gostaria que ministrasse algo sobre a diferença que há entre PAIXÃO E AMOR, pois percebo que os jovens confundem muito isso, e quando acaba o relacionamento, alguém sempre sai sofrendo do relacionamento e isso deixa marcas profundas na pessoa. É necessário que os jovens leiam o seu comentário ok? Obrigado... A paz do Senhor.

O casamento é uma "decisão"... Para se aprender a "amar".
Um dos significados de PAIXÃO: A paixão (do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil) é uma emoção de ampliação quase patológica. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde parcialmente a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.

Substantivo de paixão:
sentimento ou emoção de grante intensidade;
amor obsessivo...

A paixão é um sentimento de desejar, querer, a todo custo "o amor de outro ser ou objeto". Necessidade de ver e tocar a pessoa ou objeto por qual se apaixonou, ou ate mesmo saber que aquela pessoa amada tambem gosta dele e está pensando nele. Deste modo pode ser um entendido como um "vício" que debilita a mente do indivíduo pois este foca somente a pessoa amada ou objeto artístico nos seus pensamentos sendo todos os outros momentâneos e irrelevantes. A paixão pode ser um entendido como um "sedativo" que suscita um prazer admirativo pelos detalhes da pessoa amada...

O sentimento exacerbado entre duas pessoas é um exemplo de uma paixão. A paixão pode ultrapassar barreiras sociais, diferenças de formação, idades e gêneros.

A paixão completamente correspondida causa grandiosa felicidade e satisfação ao apaixonado, pelo contrário qualquer dificuldade para atingir essa plenitude pode trazer grande tristeza pois o apaixonado só se vê feliz ao conseguir o objeto de sua paixão.
A paixão é uma patologia amorosa, um superlativo fantasioso da realidade sobre o outro, tendo em vista que o indivíduo apaixonado se funde no outro, ou seja, perde a sua individualidade, que só é resgatada quando na presença do outro. Com o passar do tempo, essa intensidade de fusão vai se esvaindo, tendo em vista que a paixão é uma idealização mítica do outro.

Quando o apaixonado começa a perceber que essa idealização, com o passar do tempo, foi equivocada, porquanto o outro não se comportava dentro do perfil de expectativas idealizado miticamente pelo apaixonado, é gerada uma intensa frustração, que passa a ser vivenciada com intensa irritabilidade pelo então apaixonado. Desta forma, o apaixonado vai percebendo o equívoco que cometeu, pela recorrência das frustrações no tocante às suas expectativas fantasiosas pelo outro, objeto da paixão e o processo começa então a regredir, a se inverter, com a paulatina volta e reforço da identidade do ex-apaixonado, que passa a enxergar o outro como ele realmente é, o que, via de regra pode até gerar um sentimento inverso de extrema repulsa, pelos sofrimentos suportados.

Existem pesquisas científicas nesse âmbito, que mostram que a paixão, apesar de intensa e arrebatadora, é um sentimento passageiro. Estima-se que a mesma não dure por mais de quatro anos.

Adolescentes estão mais sujeitos a apaixonarem-se, devido ao pouco conhecimento de mundo entre outras coisas, o que não significa que pessoas de maior idade não estejam passíveis de tal sentimento.

O que ocorre é que a pessoa adulta, por ter maior conhecimento de mundo, por ter vivenciado maiores experiências, não estará tão sujeita a perder a razão e deixar-se dominar pelo peso do sentimento.

JÁ O AMOR? BEM; Sobre o AMOR... A melhor DEFINIÇÃO para ele que ENCONTREI em TODA a MINHA VIDA está em: I Coríntios 13; I João 4:8 e I Pedro 4.8

"Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados." I Pedro 4:8

"Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor." I João 4:8

ENTÃO MUITO CUIDADO COM O FALSO AMOR...
APRENDI QUE: Se a pessoa que diz te "AMAR" não estiver disposta a abrir mão de certas coisas por você, então este "AMOR" não é VERDADEIRO.
O mesmo vale para ti... Pense nisso. G.M.A.

"Obstáculo é aquilo que você enxerga quando tira os olhos do alvo."

Atenciosamente; 
Pr. Gilson Machado Adorador I

Nenhum comentário:

Postar um comentário