quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

"O homem é um animal político" Aristóteles

"O legislador de uma república deve dar a todo cidadão o direito de acusar qualquer outro e, uma vez instituído esse direito, punir severamente os caluniadores". 
Nicolau Maquiavel (1469-1527), pensador político, historiador e escritor italiano acreditava que a política não devia se submeter à moral.

Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa).

Nos regimes democráticos,a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.

A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".

O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía).

"O homem é um animal político" Aristóteles

Na verdade não tenho em mim nenhuma tese em defesa de Maquiavel, ou seja, de qualquer outro político, pois bem conheço a POLÍTICA de tal forma que a única definição que tenho para ela hoje em dia é: “CORRUPÇÃO”, eu sou um homem que ama a leitura leio não só todos os dias a Palavra do Pai, bem como amo literatura e também leio muitos livros de filosofia, se estou cometendo algum pecado por aproveitar o que é bom, que o nosso Senhor Jesus Cristo me PERDOE... A obra de Maquiavel relaciona-se diretamente com o tempo no qual foi produzida. E como Paulo disse: Retenham o que é BOM... O que não for eu descarto, creio que tenho o Espírito Santo como meu guia e por tal motivo posso sim aproveitar muitas coisas boas tanto da FILOSOFIA, bem como da literatura e DAS CIÊNCIAS POLÍTICAS...

O que tenho é um dever para com DEUS e para com os homens e isso é bíblico e te digo mais meu amado, tenho um pensamento que gostaria de acrescentar aqui: "A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica." Por tal motivo sempre leio e estudo, além de analisar muito bem o que irei criticar, pois o que não serve para mim pode servir para outros, quando coloquei este texto: "O legislador de uma república deve dar a todo cidadão o direito de acusar qualquer outro e, uma vez instituído esse direito, punir severamente os caluniadores". Foi por que acredito que isso é verdadeiro... Não foi para fazer uma apologia a Nicolau Maquiavel...

Graça e Paz sejam convosco... Deus vos abençoe infinitamente MAIS... Gilson Machado Adorador...

Nenhum comentário:

Postar um comentário